No arco City of Bane (ou, Cidade de Bane), Gotham está dominada pelo inimigo do Batman. Com uma estratégia que consiste em espalhar o medo, o vilão também consegue manter controle sobre a Bat Família.
Na HQ da DC de Batman #77, de Tom King, a trama começa com Alfred sendo um refém de Bane. Além disso, Damian Wayne, filho de Bruce e atual Robin, é capturado pelo vilão após encontrar com Thomas Wayne, o Batman do Flashpoint (ou, Ponto de Ignição).
Com a dupla como refém, Bane faz o impensável. O vilão quebra o pescoço de Alfred na frente de Damian.
Bane afirmou que faria isso caso qualquer membro da Bat Família voltasse para Gotham. Damian tentou fazer o seu próprio plano, usando magia e atuando sozinho, mas foi derrotado facilmente por Thomas.
Com a maneira como Alfred foi atacado, é bem difícil que o personagem tenha sobrevivido. Fãs podem se prender ao fato que Tom King gosta de brincar com a morte, como fez em Batman #16, onde Jason Todd e Dick Grayson foram encontrados enforcados e aparentemente mortos, mas se recuperaram.
Assim, não se pode descartar um retorno surpreendente de Alfred. Em 1964, em Detective Comics #328, o mordomo fiel de Bruce Wayne também parecia ter morrido, ao se sacrificar para salvar o Batman e o Robin. Mas, dois anos depois, voltou e contou como fez para se recuperar.
Agora, resta aguardar as próximas edições para que os leitores descubram se Alfred partiu de vez ou se essa é mais um das surpresas de Tom King.
Batman #77 está disponível nas lojas de quadrinhos. Já a edição #78 chega em 4 de setembro.